Uncategorized

Como podemos economizar água e energia no banheiro?

Quando falamos em economizar, sempre são muitas as formas de o fazer. Não existe uma regra, mas sim deve existir uma disposição e um cuidado em ser responsável criando hábitos que nos permitam economizar na energia como na água. Daremos, nesse artigo, algumas ideias para que possa economizar nessas duas vertentes no seu banheiro.

1- Faça mudanças tecnológicas

As cisternas com interruptor de descarga, o misturador e as torneiras monocomando possuem um seletor de fluxo e um seletor de temperatura para não desperdiçar água até que atinja os graus desejados ou a redução de fluxo pretendido.

Se você tem uma torneira clássica, está desperdiçando água e energia em vão. Leva muito mais tempo para encontrar a temperatura ideal da água do que com uma torneira monocomando.

Lembre-se que as torneiras monocomando devem estar sempre na posição de água fria porque se for deixada na posição água quente ao abri-la,vai acabar por mexer com o sistema de água quente, que mesmo que não chegue, faz gastar energia. Se deixarmos o monocomando na posição de água fria, evitaremos que a caldeira seja acionada involuntariamente.

2- Use arejadores

São pequenas peças que se colocam facilmente nas torneiras. Eles misturam a água com o ar sem perceber que se note que há menos fluxo. Eles reduzem o consumo de água em até 50%.

Existem diferentes tipos de arejadores:

– Arejador Flexível: Possui mangueira flexível e é perfeito para torneiras flexíveis de cozinha.

– Arejador com sistema start-stop: possui uma pequena peça que, ao ser pressionada, abre a passagem de água ou fecha com um clique sem tocar na torneira.

– Arejador de torneira sem rosca: possuem um adaptador para instalar facilmente o arejador.

– Arejador de pequeno diâmetro: para torneiras com diâmetro inferior ao padrão.

3- Saiba como proceder no duche

Todo mundo fala que é melhor tomar um duche do que tomar banho com a banheira cheia porque economiza água, mas, atenção, o duche nem sempre economiza água, depende do tempo que leva. Portanto controle a duração do seu duche, regule bem a pressão e desligue a água enquanto se ensaboa.

Quando quiser água quente, coloque-a primeiro no máximo e vá diminuindo aos poucos. Assim, você terá água quente o mais rápido possível e poupa energia e água também.

Você também pode instalar um controle remoto com regulador de temperatura no chuveiro. Isso economiza entre 4% e 6% de energia, pois eles são projetados para encontrar a temperatura desejada rapidamente.

4- Controle sua cisterna

O banheiro não é uma lata de lixo. Cada vez que você faz uma descarga de água, gasta entre 6 e 10 litros, então use-a somente quando necessário.

Coloque duas garrafas de água de meio litro cheias de areia na cisterna. Isso aumentará o nível da água e usará menos água a cada descarga.

5- Se lave e faça a barba assim

Lembre-se de fechar a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba. A água não precisa correr enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Além disso, deixe as escovas elétricas, lâminas de barbear, depiladora etc. desconectados depois de usá-los e carregá-los. Se você deixá-los em modo de espera quando já estiverem carregados, eles gastarão energia desnecessária. Eliminar este tipo de consumo fantasma, é uma das melhores formas de poupar energia.

Cuidado também com os secadores, pois são os que geram o maior gasto energético junto com a água quente. Se possível, seque o cabelo primeiro com uma toalha ou ao ar livre e use o secador apenas para o toque final.

Use um cronômetro se você tiver um aquecedor elétrico de água

Compre um cronômetro e coloque-o entre o plugue e a tomada, de forma que o o termo elétrico de água só funcione nos horários programados.

Se você toma banho às 7 da manhã, pode programar a o termo para ligar às 5 e desligar quando estiver fora de casa.

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar