Vidraçaria Decore

Todos os anos, cada vez mais consumidores descobrem que os sistemas de automação residencial, longe de serem domínio exclusivo das pessoas mais experientes em tecnologia, têm algo a oferecer a todos. Se você pretende estudar arquitetura de interiores, é importante saber o que é automação residencial. No artigo de hoje, contaremos mais sobre esse assunto.

Mas afinal o que é a automação residencial?

A automação residencial é o controle automático de dispositivos eletrônicos em sua casa. Esses dispositivos se conectam à internet, permitindo que sejam controlados remotamente. Com a automação residencial, os dispositivos podem se ativar entre eles para que você não precise controlá-los manualmente por meio de um aplicativo ou assistente de voz.

Dessa forma, a automação residencial proporciona-nos uma série de vantagens, entre as quais economia e eficiência energética, nomeadamente em climatização ou eletrodomésticos. É verdade que em diferentes cômodos de uma casa como a cozinha, a automação residencial e os sistemas inteligentes estão na moda. No entanto, o uso desses sistemas em nosso banheiro ainda é desconhecido, sendo uma novidade para muitos.

Neste artigo apresentaremos tudo o que você precisa sobre a aplicação da automação residencial no nosso banheiro.

Aplicações de automação residencial no banheiro

Como já dissemos, a principal vantagem dos sistemas de automação é a poupança e eficiência energética, o que é útil no banheiro, onde existe um grande dispêndio de energia, principalmente com a climatização ou água quente.

Poupar energia e melhorar a qualidade de vida são os principais motivos para a instalação deste tipo de sistema, não só no banheiro, mas em toda a casa.

Vasos sanitários inteligentes

Dentro desses vasos sanitários existem aqueles que levantam e abaixam a tampa por conta própria, que aquecem a tampa no inverno ou que dão descarga se detectarem ausência de movimento.

Os banheiros mais modernos podem ser controlados de forma remota graças a Alexa.

Pias inteligentes

Da mesma forma que as anteriores, este tipo de pias abre ou fecha o fluxo de água dependendo de haver ou não movimento. Além disso, eles determinam a temperatura da água de acordo com aspectos como a temperatura externa ou a pessoa que usa a pia.

Chuveiros e banheiras inteligentes

Em primeiro lugar, estão aqueles que funcionam segundo detectores de presença. A temperatura da água também pode ser controlada remotamente e podemos até ouvir música enquanto tomamos banho ou duche.

Secadores de mãos inteligentes

Eles atuam por meio de detectores de movimento e presença, sendo uma das melhores formas de economia de energia.

Espelhos inteligentes

Ligados a uma rede WiFi, permitem-nos ouvir música e até ler os nossos e-mails enquanto utilizamos o banheiro.

Vazamentos de água

Graças a esses sistemas de automação residencial, um vazamento de água pode ser detectado e a válvula de alimentação principal será fechada imediatamente para evitar maiores problemas. Eles também cortaram o fornecimento de energia.

Sala de Banheiro inteligente

Dentro deles, os diferentes sistemas e elementos de nosso banheiro são inteligentes e podem ser controlados graças a dispositivos remotos.

Cenários e ambientes relaxantes

Graças a um controle remoto, podemos criar cenários pessoais com iluminação, temperatura ou música específicas.

Alarme anti-intrusão

Os alarmes não são exclusivos do banheiro, mas é bom ter um sistema de alarme inteligente que evita intrusões indesejadas.

Termostato inteligente

Graças a esses dispositivos, podemos controlar a temperatura do sistema de ar condicionado remotamente. Além disso, os próprios sistemas serão capazes de determinar a temperatura ideal com base em aspectos como a temperatura externa ou a hora do dia.

Adicionar comentários

Most popular

Most discussed